top of page

Sopro Cardíaco

2646835.jpg
Faça o agendamento online. É fácil, rápido e seguro.

Os sopros são sons gerados por ondas sonoras turbulentas originadas do coração e/ou dos seus vasos. Sabe-se que 50% a 70% das crianças normais terão, em algum momento da infância e adolescência, uma alteração auscultatória que será reconhecida como sopro.


Geralmente os sopros são detectados em consultas de rotina, ou durante atendimentos de problemas comuns, como quadros infecciosos febris, anemia e outros. A identificação do ruído pelo pediatra é o passo inicial de um processo de investigação diagnóstica.


O sopro cardíaco inocente é a alteração da ausculta que ocorre em corações normais. Se houver certeza quanto à natureza benigna (inocente) do sopro, não há necessidade de investigação complementar nem de seguimento ambulatorial pelo cardiologista pediátrico.


No recém-nascido ou na criança no 1° ano de vida faz-se necessário uma investigação mais detalhada, recomendando-se que sejam sempre avaliadas pelo cardiologista pediátrico, mesmo sabendo-se da existência de um sopro inocente nesta faixa etária.


Aqueles casos classificados como sopros duvidosos ou patológicos devem ser encaminhados para avaliação com cardiologista pediátrico. O processo de investigação cardiológica é sequencial, envolvendo exame clínico, eletrocardiograma, radiografia do tórax e ecocardiograma, quando necessário.


Uma questão frequentemente levantada pelos pais é a possibilidade que existe do desaparecimento do sopro. Deve-se orientá-los que a maioria tende a desparecer na adolescência ou na idade adulta. O mais importante é uma melhor orientação quanto à benignidade do ruído.

Dra.Gisele Leite

Cardiologia Pediátrica - CRM/RN 6433

bottom of page